O Programa Simulação da Organização das Nações Unidas, veiculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), é o primeiro modelo de simulação de organismos internacionais no estado do Ceará, sendo organizada por alunos bolsistas e voluntários de diversas instituições de Ensino Superior de Fortaleza, sob a orientação de docentes da UFC. 

Fundada em 2004, a SONU procura recriar todo o ambiente de organismos e tribunais internacionais, principalmente daqueles ligados ao sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Na simulação, os participantes atuam como diplomatas, ministros, juízes, promotores e defendem os interesses dos países ou das partes que representam. Para tornar a experiência ainda mais realista, também são simuladas agências de notícias internacionais, as quais realizam toda a cobertura jornalística das simulações realizadas.

 Para além das tradicionais simulações, a SONU também realiza modelos de organismos tradicionais em escolas públicas e particulares de Fortaleza e fornece palestras, minicursos, publicações, campanhas solidárias e outras iniciativas ligadas às relações internacionais através dos demais projetos integrantes do programa SONU: SONU Escolas e SONU Acadêmico.