Outros comitês

Outros comitês

  • Disarmament and International Security Committee - DISEC (UN4MUN)

    Saiba mais

Outros comitês

  • Gabinete do Presidente da República do Chile - Salvador Allende (1973) (Mini-SONU)

    Saiba mais

Outros comitês

  • Gabinete do General Augusto Pinochet (1973)

    Saiba mais

Thumb pinochet logo

Gabinete do General Augusto Pinochet (1973)


O ano é 1973, o mundo se encontra dividido. Duas ideologias concorrem para se fazerem valer ao redor do globo. O atual palco desse embate é a República do Chile.

O presidente eleito Salvador Allende se depara com uma crise de enormes proporções. Há uma grande influência americana na economia chilena, país exportador de cobre e dependente de importações para alimentar sua população. Com a inflação nas alturas, indústrias quebradas, povo descontente e sem apoio da maioria do congresso, tudo parece estar prestes a ruir para o presidente. Medidas emergenciais devem ser tomadas de modo a manter viva a “via chilena para o socialismo” e impedir que mais uma derrocada de poder tome lugar na América Latina.

No outro extremo está o General Augusto Pinochet, militar exemplar e considerado apolítico pela maioria do meio político, os planos dessa figura ainda não são determinados. A alta cúpula do exército se posiciona a favor de uma revolta armada para retirar o socialista Allende de seu posto e restaurar a ordem social no Chile, mas o atual comandante das forças armadas, Carlos Prats, um legalista por natureza, se recusa a tomar parte de qualquer movimento contra a ordem democrática. O povo clama por mudanças, não importando de onde venham.

O COMITÊ É CONSTRUÍDO PELOS PARTICIPANTES

A situação chilena está instável e imprevisível, pode-se tender para ambos os lados ou para nenhum deles. Cada ato terá consequências fundamentais para determinar o destino desse país.

Ambos os gabinetes possuirão temas indeterminados. Situações-problemas serão apresentadas aos participantes e soluções rápidas e efetivas serão cobradas de modo a simular o efervescer político e social presente nesse momento histórico, um verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir e levar um dos lados consigo.

Cooperação, criatividade, agilidade de pensamento, resolução de problemas, consciência dos resultados de seus atos, tudo isso será necessário aos participantes. O futuro de todo um país repousa em suas mãos. Será você capaz de salvar seu povo... e a si mesmo?