Outros comitês

Outros comitês

  • Disarmament and International Security Committee - DISEC (UN4MUN)

    Saiba mais

Outros comitês

  • Gabinete do Presidente da República do Chile - Salvador Allende (1973) (Mini-SONU)

    Saiba mais

Outros comitês

  • Gabinete do General Augusto Pinochet (1973)

    Saiba mais

Thumb pinochet logo

Gabinete do General Augusto Pinochet (1973)


O ano é 1973, o mundo se encontra dividido. Duas ideologias concorrem para se fazerem valer ao redor do globo. O atual palco desse embate é a República do Chile.

O presidente eleito Salvador Allende se depara com uma crise de enormes proporções. Há uma grande influência americana na economia chilena, país exportador de cobre e dependente de importações para alimentar sua população. Com a inflação nas alturas, indústrias quebradas, povo descontente e sem apoio da maioria do congresso, tudo parece estar prestes a ruir para o presidente. Medidas emergenciais devem ser tomadas de modo a manter viva a “via chilena para o socialismo” e impedir que mais uma derrocada de poder tome lugar na América Latina.

No outro extremo está o General Augusto Pinochet, militar exemplar e considerado apolítico pela maioria do meio político, os planos dessa figura ainda não são determinados. A alta cúpula do exército se posiciona a favor de uma revolta armada para retirar o socialista Allende de seu posto e restaurar a ordem social no Chile, mas o atual comandante das forças armadas, Carlos Prats, um legalista por natureza, se recusa a tomar parte de qualquer movimento contra a ordem democrática. O povo clama por mudanças, não importando de onde venham.

O COMITÊ É CONSTRUÍDO PELOS PARTICIPANTES

A situação chilena está instável e imprevisível, pode-se tender para ambos os lados ou para nenhum deles. Cada ato terá consequências fundamentais para determinar o destino desse país.

Ambos os gabinetes possuirão temas indeterminados. Situações-problemas serão apresentadas aos participantes e soluções rápidas e efetivas serão cobradas de modo a simular o efervescer político e social presente nesse momento histórico, um verdadeiro barril de pólvora prestes a explodir e levar um dos lados consigo.

Cooperação, criatividade, agilidade de pensamento, resolução de problemas, consciência dos resultados de seus atos, tudo isso será necessário aos participantes. O futuro de todo um país repousa em suas mãos. Será você capaz de salvar seu povo... e a si mesmo?


REPRESENTAÇÕES

General Augusto José Ramón Pinochet Ugarte
General Óscar Bonilla Bradanovic
Vicealmirante Patricio Carvajal Prado
Contra Almirante Tito Lorenzo Gotuzzo Borando
Capitão de Navio Roberto Tomás Kelly Vásquez
General Pedro Ewing Hodar
Contra Almirante Ismael Huerta Díaz
Comandante Santiago José Toribio Merino Castro
General da Força Aérea Jorge Gustavo Leigh Guzmán
Eduardo Nicanor Frei Montalva
General César Leonidas Mendoza Durán
Jaime Jorge Guzmán Errázuriz
General Sérgio Victor Arellano Stark
General Juan Manuel Guillermo Contreras Sepúlveda
Agente da CIA (Agente Smith)


Confira o guia de estudo.