Outros comitês

Outros comitês

  • Disarmament and International Security Committee - DISEC (UN4MUN)

    Saiba mais

Outros comitês

  • Gabinete do Presidente da República do Chile - Salvador Allende (1973) (Mini-SONU)

    Saiba mais

Outros comitês

  • Gabinete do General Augusto Pinochet (1973)

    Saiba mais

Thumb cii logo

Comitê de Imprensa Internacional


O Comitê de Imprensa Internacional (CII) é o órgão que abrange toda a parte jornalística referente à simulação da ONU. O CII é direcionado aos estudantes de Jornalismo e é composto por Editores, Repórteres e Assessores de Comunicação, todos sob orientação do Secretariado de Comunicação.

Já foram simulados veículos como O Globo, CNN News, Khaleej Times, Reuters UK e The New York Times. Na SONU, as agências jornalísticas se apresentam nas plataformas de rádio, web, TV e jornal impresso. Na edição de 2018, as agências selecionadas foram:

Webjornalismo: Haaretz (Israel) e La Nación (Chile)

Jornalismo Impresso: USA Today (EUA) e Le Monde (França)

Radiojornalismo: Deutsche Welle (Alemanha)

Telejornalismo: Globo News (Brasil)

De acordo com suas características ideológicas e linhas editoriais, as agências credenciadas ao CII têm a missão de transmitir, em primeira mão, os fatos e as decisões tomadas dentro das reuniões dos comitês. Os repórteres são responsáveis pela elaboração das matérias e pela captação de imagens (vídeo e fotografia) e áudio com entrevistas dos delegado, ministros e outros. Os editores organizam e revisam a produção deste material jornalístico.

Para auxiliar na comunicação entre os representantes da ONU e os repórteres, os assessores de comunicação dos comitês são uma parte fundamental do CII. Cada órgão simulado tem um assessor, que produz campanha de divulgação para o comitê assessorado. Nos quatro dias de reuniões, eles enviam textos, fotografias e vídeos específicos para as agências de comunicação, deixando-as informadas de todos os acontecimentos e se disponibilizando para tirar quaisquer dúvidas que venham a surgir por parte dos veículos de comunicação. Os assessores também podem, se necessário, organizar coletivas de imprensa, sugerir e revisar artigos de opinião dos integrantes do comitê e manejar a comunicação do comitê em momento de crise.