Outros comitês

  • 3º Comitê da AGNU para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários - SOCHUM (UN4MUN | Mini-SONU)

    Saiba mais

Outros comitês

  • 4th Committee of the United Nations General Assembly for Special Political and Decolonization Affairs - SPECPOL

    Saiba mais

Outros comitês

  • 2º Comitê da AGNU para Assuntos Econômicos e Financeiros - ECOFIN

    Saiba mais

Outros comitês

  • Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN (Mini-SONU | 1990 - 1992)

    Saiba mais

Thumb fgi

Fórum de Governança da Internet - FGI


O Fórum de Governança da Internet (FGI), realizado primeira vez em outubro de 2006 e desde então com reuniões anuais, é um fórum formado pela ONU com o objetivo de promover discussões entre membros que possuam interesse nas relações de políticas em aspectos da governança da internet. Tem como principal foco encontrar formas de tornar o ambiente online mais fluido, seguro e proveitoso através de soluções práticas. No atual cenário global, no qual a tecnologia é dominante, o FGI ganha cada vez mais destaque devido à necessidade de assegurar que a internet seja utilizada de forma favorável sem riscos a quem a acessa.


TEMA A: Controle e Prevenção das Fake News no Ambiente Digital
Segundo estudos realizados por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), publicado na revista Science em março de 2018, as fake news se espalham 70% mais rápido e tem maior alcance que as notícias verdadeiras.

Ganhando atenção após as eleições americanas de 2016, as fake news, ou notícias falsas, vem ganhando mais atenção e mais repercussão graças ao seu veículo primário de circulação: a internet. WhatsApp e Facebook são alguns dos meios mais utilizados atualmente.
Infelizmente, a maioria dos países não está preparado para combater a propagação e suas consequências, e por isso a importância da discussão desse tema nas reuniões do FGI, de modo a fazer do ambiente digital um espaço mais seguro e restabelecer confiança entre usuário e empresas digitais.

TEMA B: Controle e regulamentação dos dados coletados na Internet
Um dos objetivos primordiais do FGI é discutir questões de políticas públicas relacionadas a governança da Internet, a fito de proporcionar segurança, estabilidade e desenvolvimento. Dessa forma, o Fórum busca sobretudo discutir a cerca de temas emergentes, trazendo ao conhecimento dos órgãos competentes e ao público em geral.

A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet é um forte exemplo da interferência que essa coleta de dados pode causar nas opiniões públicas, assim, faz-se necessário ampla discussão sobre o controle desses dispositivos. Diante disso, o comitê irá abordar a importância de mecanismos de controle de coletas de dados, analisando a influência dessa coleta no âmbito social e político internacional, com intuito de encontrar soluções viáveis e coletivas.


Guia de estudo: em breve!