40761063723 3276a39a5f k

A 10ª edição da SONU Beta é realizada amplificando o debate internacional


Além dos três dias de programação da SONU Beta, a semana já começou em clima de simulação: a primeira SONU Escolas de 2019 foi levada ao colégio EEFM Patronato Sagrada Família na segunda, 22

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, entre os dias 26 e 28 de abril, a SONU Beta 2019. A palestra sobre “O crescimento do populismo e sua influência nas relações internacionais”, com participação de Valmir Lopes, Natalia Monzón e William Marques, abriu o evento.

Ao longo do fim de semana, estudantes de ensino médio e superior de diversas instituições de ensino simularam seis comitês. São eles: Comitê de Imprensa Internacional (CII), Liga dos Estados Árabes (LEA), União Internacional das Telecomunicações (UIT), Conselho de Segurança (1994), Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e President George W. Bush’s Cabinet.

Enquanto representantes de Estado debatiam temas de abrangência internacional, os jornais AL-Ahram e G1 faziam a cobertura dos acontecimentos por meio de repórteres correspondentes internacionais.

Além dos três dias de programação da SONU Beta, a semana já começou em clima de simulação: a primeira SONU Escolas de 2019 foi levada ao colégio EEFM Patronato Sagrada Família na segunda, 22. Na ocasião, os alunos discutiram medidas de proteção das fronteiras da América do Sul na União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O evento foi reportado por simulacros do USA Today, Rádio CBN e The Guardian.

A vice-secretária-geral do projeto, Lívia Carvalho, fala da importância da simulação. “A cada ano as simulações da SONU se mostram fundamentais para o desenvolvimento do senso crítico dos participantes, bem como a melhora em habilidades para o mercado profissional. Com temas atuais e relevantes no contexto internacional nos Comitês simulados, os estudantes adquirem muito repertório tanto para vestibulares quanto para a universidade.”

O secretariado e a organização agradecem a todos que fizeram parte da SONU já neste ano.