Akshhfhf

(FOLHA) Com 5 votos contra e 9 votos a favor, Dilma Rousseff é inocentada


O impeachment de Dilma Vana Rousseff foi negado e ela permanece no cargo de presidência

A votação pelo Impeachment da presidente Dilma Rousseff marcou a última sessão do Senado Federal Brasileiro, nesta tarde de domingo (13). 5 votos a favor e 9 votos contra à perda do seu cargo e o impedimento de seu exercício de qualquer função pública pelos próximos 8 anos.


Com um total de 14 votos, o processo envolveu discursos simplórios e outros mais desenvoltos. Dentre eles, está a fala do senador contrário ao impeachment, Gabriel Gomes, do PDT, o qual alerta que um impeachment coloca as instituições democráticas do país, em risco e insere o Brasil em um ambiente político caótico.


Em defesa de uma renovação da política brasileira, o senador Pedro Sobreira, do PMDB e Comissão Acusatória, votou a favor do afastamento da presidente do seu cargo. Já em nome de um impeachment sem crime e em defesa de presidente, combatente da corrupção, a senadora Barbara Marques Freitas, do PT vota não e ainda se refere ao processo, como golpe. A senadora do PP, Nathalia Jéssica se posicionou à favor do impeachment, a fim de melhorar da situação econômica brasileira.


Em entrevista após o resultado da votação, Gomes comentou a importância dessa decisão para o Brasil.


 “Creio que o Brasil tomou um passo importante. Um impeachment é um ato muito brusco e perigoso, que poderia agravar a crise econômica e, imediatamente, instaurar uma crise política no cenário brasileiro. Que o Brasil aprenda com essa experiência a tomar cuidado com a forma como vota, preocupando-se com quem o povo nomeia para ter a responsabilidade de conduzir o país. O Brasil precisa passar a entender essa dinâmica para evitar possíveis posteriores sofrimentos com arrependimentos, crises e instabilidades”. afirma.


A carta magna estabelece que a condenação requer ⅔ dos votos do Senado, a favor do impeachment e por não ter alçando esse número, a presidente Dilma Vana Rousseff foi declarada inocente frente ao crimes de responsabilidade e a sessão foi encerrada.