SONU promove debates sobre direitos de refugiados e proteção de dados em escolas de Fortaleza
- Levi Macêdo Andrade
- 27 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2023
Iniciativa ocorre por meio do projeto SONU Escolas, que compõe o programa de extensão da Simulação da Organização das Nações Unidas — SONU
Por Levi Macêdo Andrade

Integrantes do programa universitário de Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), promoveram discussões de temas de interesse contemporâneo entre alunos de ensino médio nos dias 18 e 25 de junho. A realização desses eventos se deu pela promoção de debates por meio do projeto SONU Escolas, com alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças e do Colégio 7 de Setembro, respectivamente.
Os temas abordados nos comitês citados tratam da violência contra os direitos humanos em campos de refugiados e do controle e regulamentação de dados coletados na internet. Os participantes debateram esses assuntos, externando seus posicionamentos a partir do ponto de vista de cada país por eles representados. Eles estudam a fundo os temas propostos e as organizações as quais representam, para que a experiência seja mais imersiva.
Composta por estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), a SONU Escolas organiza comitês que simulam conferências internacionais em escolas de Fortaleza. Essas reuniões têm o objetivo de aprimorar as competências discursivas e argumentativas de alunos do ensino médio. Nelas, são abordados temas atuais que põem em teste as capacidades de oratória e as habilidades de conhecimento dos participantes sobre os assuntos propostos.
Avaliações positivas feitas pelos estudantes sobre o projeto são bastante frequentes. "Eu nunca tinha visto uma oportunidade dessas, de participar de algo que liga Relações Internacionais e Direito nessa dinâmica, como se fosse na ONU mesmo. É bastante interessante e muito diferente", relata Guilherme Rocha, aluno do Colégio Nossa Senhora das Graças.
Para a comissão organizadora do projeto, esse é também um momento de aprendizagem e evolução. "Foi impressionante sentir que faço parte de algo que vai mudar a minha vida, minha maneira de pensar, minhas habilidades, minha gestão de tempo e o acolhimento a eles (alunos)", comenta Larissa Capistrano, uma das diretoras da SONU.
Segundo o secretário acadêmico do programa e responsável pelo projeto da SONU Escolas, Guilherme Siqueira, o principal benefício gerado aos estudantes que participam dos debates é o contato com uma nova maneira de aprendizado. Eles estudam sobre suas próprias delegações e, ao debaterem nessas sessões, põem em prática o que aprenderam.
Levi Macêdo Andrade — Assessor de Imprensa
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